Para pais e responsáveis

Além de professora também sou mãe de uma pequena garotinha. Ela nem sabe escrever, mas já quer teclar. E nos meus alunos vejo situação semelhante… Eles não despertam interesse por estudar, mas passam horas na frente do computador, notebook ou outro dispositivo que conecte à internet.  E como pessoa preocupada sei dos riscos que eles correm. O que fazer para proteger nossas crianças e jovens dos perigos do ciberespaço, como sexting, cyberbulling, pedofilia, além de vírus nas máquinas e assédio consumista 24 h por dia?

Vai a seguir algumas dicas, e vale lembrar… a tecnologia, em especial a internet, está ao nosso dispor. O que faz dela boa ou má é o uso que fazemos. Eu procuro sempre usar de tecnologia, computador e internet em minhas aulas e nos trabalhos com os alunos. Além de promover uma inclusão digital verdadeira, desperta o interesse para o assunto de ciências trabalhado de maneira diferente.

Dicas de proteção na internet.

BÁSICO

1. Ter e atualizar um antivírus; Sempre que colocar um dispositivo móvel (pendrive, por exemplo), escanear.

2. Adicionar seu filho/a nas redes sociais (twitter, facebook, orkut, etc…). É uma maneira de ver o que seu filho escreve, se interessa e com quem ele está ligado (amigos).

3. Procurar ter diálogos sobre o uso correto da internet, confiança, perigos de conversar com estranhos…

4. Aconselhar seus filhos a não darem informações desnecessárias nas redes sociais, tais como: locais que frequentam, horários que saem e chegam em casa… Pode parecer besteira, mas somando estes dados mais a escola que estudam, interesses e fotografias (que nossos adolescentes ADORAM postar), pessoas mau intencionadas tem informações mais que suficientes para encontrar e abordar nossos filhos.

5. Aconselhar o que seus filhos escrevem e postam na internet. Vídeos pessoais, podem causar desconforto dependendo do teor que está ali. Mensagens xingando, difamando podem parecer desabafos, mas na internet são provas de difamação, cyberbulling, constrangimentos e afins, já amparados no código civil brasileiro.

9 thoughts on “Para pais e responsáveis

  1. Ola prof. Adorei a iniciativa, e espero sempre que possivel contribuir. A criação de um blog, é mais uma tentativa de fazermos novos e mais leitores .
    PARABÉNS!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s