>Inicio o que espero que vire uma série de tutoriais e dicas legais de ilustrações e afins.

Tutorial 2 – Usando o SumoPaint

Por Andrea Castagini

O Sumo Paint é um software online, ou seja, está disponível na web, não necessita instalação no seu computador, basta ter conexão com a internet e usar. E o melhor, é de graça.

Conecte o sítio WWW.sumopaint.com . Ali aparecerá a tela inicial, com uma imagem de um lutador de sumo e do lado direito vários exemplos de ilustrações feitas neste software.

Clique na imagem do lutador de sumo, abrirá uma nova janela do seu navegador e esta janela é em si o software.

A imagem inicial dele é mostrada a seguir:

Podemos ver que há uma tela em branco no centro, que é o espaço destinado para os desenhos. Na barra horizontal superior há opções para salvar arquivos no computador ou no sítio do Sumopaint, também importar imagens, editá-las (copiar, colar, cortar, etc…), Modificar Imagem (cor, saturação, brilho, etc…) e também opções para camadas, ajustes, filtros, visualização e ajuda. Na barra horizontal logo abaixo desta há as propriedades das ferramentas disponíveis para desenhar. Essas propriedades vão variar segundo a ferramenta a ser utilizada.

As duas colunas da esquerda trazem as ferramentas, alguns tipos de seleção, lápis, pincel, borracha e caneta. Ferramentas de preenchimento: gradiente e balde de tinta. Carimbo e ferramenta de texto, formas geométricas variáveis, linhas, opções de borrar pintura e esfumaçar, cortar e transformar livremente, mover, zoom, conta-gotas e lixeira. As setas indicam refazer e desfazer. As ferramentas têm interface amigável, fácil de acostumar.

Na coluna da esquerda, há janelas que mostram possibilidades de cores, adicionar ou remover camadas, entre outras coisas. Para entender melhor, vamos fazer um desenho, e ai vamos ver o uso de cada ferramenta.

Vamos selecionar a ferramenta lápis e rascunhar nosso desenho. Aqui começo uma menininha estilizada. Busquei inspiração nas bonecas Gorjuss que estão pela internet. Vale à pena dar uma olhadinha nessas ilustrações, simples e delicadas.

Posso modificar a ferramenta lápis, modificando os valores da barra horizontal. Ali temos, opacidade (de 0% transparente a 100% opaca), diâmetro (quanto maior o número maior o diâmetro), forma do pincel (aqui temos três opções: Narrow – linha, Round – redondo e Square– quadrado). Eu usei rounded mesmo. Há ainda opções de modo, que vão modificar a aparência do seu traçado. Eu utilizei o normal. Você poderá testar outros modos e ver qual se adapta melhor.

O esboço está pronto. Agora olhe na imagem a seguir, na parte inferior da coluna da direita. Ali indica a parte das camadas. Podemos adicionar camadas, uma sobre a outra e trabalhar separadamente os elementos em cada uma delas. Optei por fazer uma camada nova para pintar o desenho esboçado. A seta em vermelho indica o local que cria novas camadas.

Repare que agora há duas camadas. Selecione a camada superior. É nela que vamos trabalhar, deixando intacta a primeira camada com o rascunho.

Selecione a ferramenta “Ink Tool” na coluna da esquerda e escolha a cor desejada para pintar na coluna da direita, clicando sobre a cor desejada. Faça o contorno sobre o rascunho e pinte as partes desejadas. Lembre-se que a cor selecionada aparece na parte inferior da coluna da esquerda, no quadrado superior (preenchimento, o quadrado inferior é a cor da linha de fora dos objetos selecionados).

Outra ferramenta de pintura é a ”Brush Tool”, o pincel de pintura. Selecione-o na coluna da direita, escolha a cor na coluna da esquerda como anteriormente. Aqui vale ressaltar as propriedades desta ferramenta e como utilizá-la. Na barra horizontal, temos propriedades como opacidade, diâmetro, formato do pincel e modo (as maneiras que o pincel poderá aparecer no trabalho, como tinta, spray, etc…). Teste as possibilidades até ver qual alternativa se encaixa melhor com seu trabalho e estilo.

Mais uma ferramenta de pintura, na verdade de preenchimento é o balde de tinta. Com ele é possível preencher uma grande área selecionada com um só clique do mouse. Para isto, é necessário antes delimitar a área a ser preenchida, com o pincel ou a Ink Tool. Como se vê na imagem o preenchimento não é perfeito e depois é necessário fazer os ajustes com a ferraenta pincel.

Ainda falando sobre o pincel, é possível utilizar as propriedades dele para dar luz e sombra ao desenho, na barra horizontal há uma opção chamada blend mode, clicando sobre ela, abre-se uma série de alternativas, entre elas darken, para escurecer e lighten para clarear. Dê profundidade ao seu trabalho explorando estas propriedades.

Depois de colocar a luz e sombra em seu trabalho, pode ser que você queira suavizar o efeito. Para isto use uma nova ferramenta, a “Blur Tool”, a gotinha na coluna da esquerda, que dá o efeito de borrar a pintura.

Agora vamos fazer o fundo e elementos de cena para compor o desenho. O fundo, como o nome mesmo fala, necessita de uma camada por trás do nosso desenho. Podemos usar a camada original de rascunho (cuidando para apagar tudo o que estiver nela) ou criar uma camada nova. Usei a mesma camada, sem o rascunho. Agora vou criar um degradê com a ferramenta selecionada na coluna da esquerda. Na barra horizontal há uma opção chamada de radial, clicando nela aparecem os gradientes já prontos e a possibilidade de alteração das cores para criar novas. Escolhi a textura verde e cliquei na área do desenho. Vai cobrir toda a área.

Agora crie uma camada nova na coluna da direita, o primeiro quadrinho na barra horizontal inferior desta coluna. Nesta nova camada vamos fazer o céu. O processo será o mesmo da criação do degradê para a grama. Mas nesse caso, escolha um degradê azul. Lembre-se de ajustar o degradê conforme seu gosto.

Para fazer a grama aparecer, vamos usar a borracha na camada do céu mesmo. Apague o quanto de degradê de céu que você quiser, e aos poucos a camada inferior vai surgindo.

Agora vamos fazer os elementos de cena, usando para isto as formas geométricas que o programa disponibiliza. Primeiro crie uma camada especialmente para estes elementos. Temos duas opções de estrelas, uma com pontas arredondadas e outra com pontas agudas. Escolha a cor das estrelas e clique na ferramenta. Dimensione-a na área de trabalho movimentando o mouse. Repare que dependendo do movimento a estrela pode modificar a forma. Faça várias.

Agora use as estrelas de pontas arredondadas. Com ela é possível fazer flores. Faça os mesmos passos que fez para criar estrelas. Escolha a cor, dimensione com o mouse. Se desejar formas com mais pontas, vá na barra horizontal superior e mexa no número ao lado de Sides (lados). Assim poderá fazer flores com cinco, seis, quantas pétalas desejar.

Outra funcionalidade do programa é a possibilidade de colocar efeitos nas camadas.

Aqui vamos dar ênfase à menina desenhada. Para isso selecionamos na coluna da direita, nos quadrinhos da barra horizontal inferior, o quadrinho com o FX. Abre-se uma janela com diversas opções. Clique em Drop Shadow. Ao fazer isto uma nova janela se abrirá, possibilitando editar a opção selecionada. Neste caso, vamos colocar uma sombra atrás da menina. É possível editar a opacidade da sombra, a força, a distância, o ângulo e mais algumas opções.

Quando terminar o trabalho não esqueça de salvar. O sítio oferece duas maneiras de salvar, uma no seu computador e outra deixando seu trabalho on-line. Para a segunda opção é necessário criar uma conta no sítio, que é gratuita. Também é possível importar desenhos do seu computador ou da internet para compor trabalhos.

A avaliação é que é uma ferramenta boa, com recursos interessantes, interface amistosa, fácil de mexer, e disponível online gratuitamente. As opções de trabalho ficam por conta da imaginação do artista!

O efeito final é o mostrado abaixo. Não esqueça de assinar seu desenho!

Bons trabalhos!

One thought on “

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s