>Aplicativos legais

>Estou em uma fase bastante criativa… Atualmente não estou em sala de aula e vejo como é importante o tempo para prepraração destas. Tempo precioso que os professores em geral não dispõem.
Cheguei a trabalhar mais de 50 horas semanais, sempre gostei de informática, mas nunca tinha utilizado ela nas aulas. Agora vejo um grande número de aplicativos para facilitar a vida dos professores e da prática docente.

Ah sim… e estou de cara como nós professores brasileiros escrevemos pouco sobre as estratégias de ensino que desenvolvemos. A internet tem um número muito grande de blogs educacionais de altíssima qualidade, com artigos e aplicativos, na língua portuguesa a maioria é de além-mar, de Portugal. E claro, em inglês há coisa que não acaba mais. Algumas idéias meio bobas, nada originais, mas tem muita coisa boa!

Um termo que eu até utilizava, mas muito mau (e nem sabia que tinha esse nome) é a rubrica.
Sabe quando você propõem um trabalho de pesquisa, um seminário ou um trabalho mais lúdico ou artesanal aos seus alunos… Como avaliá-los? A gente costuma colocar uma série de critérios e conforme o aluno consegue atingí-los, maior é sua nota. Pois é… A rubrica nada mais é que isso, mas de forma mais estruturada e clara.
Um dos conceitos que ela se enquadra é a da avaliação autêntica. Para isto, os critérios determinados pelo professor, devem ser amplamente divulgados na classe de alunos. Assim, eles tem o conhecimento do que será avaliado e de que forma isto acontecerá. Fica mais fácil para os alunos realizarem o que está proposto, e mais fácil para o professor, pois a nota já está justificada.

Quer saber mais? Encontrei este endereço que explica bem o que se trata as rubricas. http://abweb.no.sapo.pt/material/rubricas/criarubr.htm

Há…. E tem aplicativos que geram tabelas de rubricas, infelizmente, as linguagens são em espanhol e inglês. Mas há células que permitem personalizar o texto, ai é só escrever o que se quer.
http://rubistar.4teachers.org/index.php
http://teach-nology.com/web_tools/rubrics/general/

Em tempo… Bem que eu gostaria que existisse outra forma de avaliação que não a que existe hoje. Notas, notas… É um gerador de angústicas e competição. Infelizmente, não me ocorre nenhuma brilhante idéia (nem divagação) que possa substituir condizentemente essa praguinha da avaliação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s